Adamantina Notícias

“Amazonas é prioridade”, Ministério da Saúde envia aviões da FAB com equipamentos para combate à Covid-19

Na tarde deste sábado, 2, dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) foram a Manaus levando grande quantidade de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde que serão distribuídos para a rede hospitalar do estado. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa. A capital amazonense é uma das cidades brasileiras mais atingidas pela pandemia de coronavírus.

As aeronaves transportaram cerca de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.


A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, declarou em entrevista coletiva que o Amazonas é prioridade. Segundo ele, 180 leitos foram habilitados para o estado. Dos R$ 482 milhões em apoio que serão liberados na próxima semana, R$ 116 milhões vão para custear as despesas do combate à pandemia no Amazonas.

Outra medida anunciada na entrevista coletiva foi o envio de 581 profissionais de saúde para reforçar a atuação das equipes de saúde em Manaus. Eles chegarão à capital no domingo e passarão por um treinamento realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Créditos: Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem