Menu Right

Top Social Icons

Publicidade
Publicidade
18 9 99631 6205
WhatsApp
WhatsApp

sábado, 1 de agosto de 2020

Ragu de Cogumelos: sim, você consegue! E vai surpreender todo mundo

Receita 
Atualizado 01/08/2020 às 6:03

Ragu de Cogumelos: sim, você consegue! E vai surpreender todo mundo

Esse é um prato que na teoria é complicado de fazer pois demora muito e tem segredos… mas posso garantir: dará certo. E o resultado é impressionante. Não ficará devendo nada para aquele molho super cremoso e consistente que você come no restaurante. Fora a versatilidade… Funciona com massa, filé, bruschetta, etc…

Comprando
200g cogumelo fresco
1 pacote cogumelo seco (aprox. 25g)
1 dente de alho
Taça de vinho branco
azeite, sal, pimenta
2 tomates pelados (bem esmagados ou apenas extrato)
Parmesão (opcional)
Páprica (doce ou picante, opcional)

Dicas
Ao hidratar o cogumelo seco, filtre a água para usar de volta no ragu.
Perfeito para acompanhar massas ou ser o molho de filés.
Se você colocar bastante líquido no começo, pode ir secando aos poucos mantendo o gosto. É melhor do que ficar adicionando água (mas não tem problema se precisar).

Fazendo
Preparação:
Primeira coisa: vamos hidratar o nosso cogumelo seco. Lave bem o cogumelo e dê uma secada.
Numa frigideira, coloque um pouco de azeite e dê uma fritada no cogumelo juntamente com meia cebola inteira (sem casca). A fritada é rápida, logo em seguida já coloque uma taça de vinho branco e espere o álcool evaporar (redução). Adicione a água e deixe por 30 a 45 minutos. No final separe os cogumelos e filtre a água.
Seguindo a preparação: pique o alho, separe o extrato do tomate, uma nova taça de vinho, corte o cogumelo fresco em camadas (ou como preferir).

Com tudo na mão, vamos começar a brincar.
Numa panela mais alta, coloque azeite e salteie o alho e os cogumelos. O fogo pode ser forte, mas cuide pra não queimar o alho, mexa bem. Esse processo é rápido. Baixe o fogo (ou médio) e coloque a taça de vinho esperando evaporar o álcool. Coloque o extrato do tomate e umas 5 a 7 conchas com a água do cogumelo.
Trabalhe por 2 horas, quando secar demais, pode colocar mais a água do cogumelo… Lembre de perto do final não colocar mais água para ter algo cremoso. Durante o processo coloque a páprica se optar por ela.
Teste o sal, a pimenta e acrescente manjericão e parmesão (se desejar). Espere a consistência da sua preferência e está pronto.
Parabéns, você é um baita cozinheiro. Quem terá a sorte de provar?



Veja mais em Adamantina Notìcias
close button
Anuncie