Adamantina Notícias

Cantora Vanusa apresenta piora no estado de saúde e respira por aparelhos

Artista está internada na UTI do Hospital dos Estivadores, em Santos, no litoral paulista, desde o dia 12, tratando de uma pneumonia. Ela completa 73 anos nesta terça-feira (22).

Atualizado 23/09/2020 às 05:36

Cantora Vanusa apresenta piora no estado de saúde e respira por aparelhos
Vanusa, em foto de julho de 2012 — Foto: Iwi Onodera/EGO

A cantora Vanusa, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital dos Estivadores, em Santos, no litoral de São Paulo, foi entubada após apresentar piora no quadro respiratório nesta terça-feira (22), dia em que a artista completa 73 anos de idade.

Segundo o Complexo Hospitalar dos Estivadores, a cantora apresentou piora nas últimas seis horas, está entubada e em ventilação mecânica. Ela está na UTI da unidade desde 12 de setembro, quando deu entrada para tratamento de uma pneumonia.

Após a internação na UTI, a cantora ainda apresentou um quadro de anemia. No último sábado (19), o boletim médico divulgado pelo hospital informou uma piora no quadro clínico de Vanusa, mas, na ocasião, ela permanecia sem uso de aparelhos para respirar.

Nas redes sociais, o filho da cantora, o produtor Rafael Vannucci, comentou o estado de saúde da mãe. "Nem sempre temos boas notícias, mas sempre temos fé em Deus e gratidão aos fãs e médicos que estão cuidando de minha mãe com tanto carinho", escreveu na publicação.

Internação

No dia 5 de setembro, Rafael informou que a mãe foi hospitalizada por problemas respiratórios e retenção de líquidos por conta de não conseguir ir ao banheiro. Segundo ele, o estado dela era estável e tranquilo. Porém, a cantora continuaria hospitalizada, porque precisava tomar antibióticos por via subcutânea (abaixo da pele).

No dia 10, Rafael visitou a mãe no hospital e informou ao G1 que o quadro de saúde dela era estável e estava evoluindo. Segundo ele, Vanusa estava lúcida, evoluindo no tratamento, mas não tinha previsão de alta médica.

Na ocasião, Rafael explicou que a cantora estava internada em uma clínica em Santos. Com a pandemia do novo coronavírus, ela passou a morar com a filha Amanda. Após boatos, o filho também quis explicar que a mãe apresenta escaras pelo corpo e também sofre com problemas nos dentes, mas que ela não pode fazer tratamento por recomendação médica.

Cantora Vanusa apresenta piora no estado de saúde e respira por aparelhos
Rafale Vanucci visitou a mãe Vanusa, que está internada em um hospital público de Santos — Foto: Gabriel Gatto/G1

Demência

Rafael também falou, na última quinta-feira (17), sobre o estado mental da mãe. Segundo ele, a cantora sofre de demência e a família já tentou manter enfermeiros em casa para cuidar dela. Porém, após diversas tentativas, ela acabou sendo levada para uma clínica em Santos, já que uma das filhas mora próximo à cidade e o local é de uma amiga da família.

Cantora Vanusa apresenta piora no estado de saúde e respira por aparelhos
Empresário Rafael Vannucci com a mãe, a cantora Vanusa — Foto: Reprodução/Facebook

"A demência no idoso é uma coisa normal, que acontece. Temos casos de outros artistas que estão passando por isso. É uma doença muito difícil. A família que passa por ela sabe dizer o que é isso. Conhecer uma mulher, uma guerreira, uma artista, que sempre lutou pelos direitos das mulheres, do público que amava ela, uma mulher que sempre foi feminista. Não é fácil ver ela definhar em uma cama", disse Rafael.

Fonte:G1

Veja mais em Adamantina Notìcias 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem