Adamantina Notícias

Organização criminosa que alterava semirreboques de caminhões é alvo de operação interestadual da Polícia Civil

Investigações apontam que somente um dos líderes da grupo faturou mais de R$ 50 milhões com a prática irregular.

Atualizado 04/11/2020 às 09:55  

Organização criminosa que alterava semirreboques de caminhões é alvo de operação interestadual da Polícia Civil

Polícia Civil deflagrou a Operação Interestadual Transformers — Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil cumpre, nesta quarta-feira (4), mandados de prisão e de busca e apreensão, além de medidas cautelares em cidades dos estados de São Paulo e do Paraná. A operação, denominada Transformers, é resultado de um trabalho que investigou uma organização criminosa que alterava semirreboques de caminhões com o objetivo de dar maior capacidade de carga a ser transportada. Essa modificação é proibida por lei.

Durante mais de um ano, a Polícia Civil apurou a atuação de uma organização criminosa e de seus respectivos membros em fraudes consistentes na instalação de quarto eixo em semirreboques de caminhões, visando proporcionar maior capacidade de carga a ser transportada.

As investigações apontam que somente um dos líderes da organização criminosa faturou mais de R$ 50 milhões.

A legislação de trânsito proíbe tal modificação, principalmente em razão dos riscos viários gerados. Isto porque não há garantias da manutenção das condições de segurança do conjunto com o semirreboque modificado para quatro eixos, bem como não há garantias de que o patrimônio público (rodovias) não será danificado. Conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) existe também a possibilidade de acidentes devido à modificação.

A investigação também constatou que os caminhões modificados passam por vistoria técnica em uma instituição técnica licenciada acreditada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), também envolvida na engrenagem.

Para emitir os documentos relativos à inclusão do quarto eixo, os envolvidos utilizaram diversos artifícios criminosos, entre eles, a alegação da existência de uma patente que justificaria a modificação, emissão de autorização prévia com descrição apenas de suspensão/inclusão ou exclusão de eixo veicular auxiliar, eixo direcional ou eixo auto direcional, portanto sem qualquer menção a inclusão de quarto eixo, além da ampla utilização de endereços fraudulentos para transferências dos semirreboques.

Além disto, servidores públicos realizaram alterações nos sistemas informatizados para inclusão de tal configuração em desrespeito à legislação de trânsito e a orientações superiores.

A operação está sendo deflagrada pelo Oitavo Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-8) e abrange também o estado do Paraná.

Devem ser cumpridos: sete prisões preventivas e 33 mandados de buscas em residências e endereços comerciais de investigados.

Policiais civis cumprem medidas cautelares de prisões, buscas e sequestros de bens em Adamantina, Regente Feijó, Irapuru, Pacaembu, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Campinas, Hortolândia, São Paulo, Itatiba, Mairiporã, Franco da Rocha e Arapongas (PR).

Fonte:G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem