Adamantina Notícias

Paciente sofre rara reação à Covid-19 e tem três dedos amputados - Adamantina Notìcias

A paciente teve gangrena seca, também conhecida como necrose, no segundo, quarto e quinto dedos da mão direita; estudos têm relacionado a covid-19 com problemas vasculares

Paulo Roberto 12/02/2021 às 10:43

Paciente sofre rara reação à Covid-19 e tem três dedos amputados  - Adamantina Notìcias
FOTO -RÉPRODUÇÃO ISTOE

Uma idosa, de 86 anos, teve três dedos amputados após desenvolver uma rara reação à Covid-19. A paciente testou positivo para o novo coronavírus após ir ao hospital na Itália durante a primeira onda da doença em abril do ano passado. As informações são do jornal Extra.

De acordo com os médicos que atenderam a idosa, a paciente teve gangrena seca, também conhecida como necrose, no segundo, quarto e quinto dedos da mão direita. Ainda segundo a equipe médica, em março de 2020, a mulher relatou ter tido síndrome coronariana aguda, em que o sangue fornecido ao músculo cardíaco é repentinamente bloqueado.

Na época, ela havia recebido uma prescrição de terapia antiplaquetária dupla para prevenir a coagulação do sangue. No entanto, outros testes revelaram que a Covid-19 havia causado um bloqueio no fluxo de sangue para os seus dedos e ela havia sofrido necrose.

De acordo com o relatório publicado na revista médica “European Journal of Vascular and Endovascular Surgery”, os dedos dela não puderam ser salvos e os médicos decidiram amputar para evitar complicações futuras.

Em seu relatório, os médicos Giuseppe P. Martino e Giuseppina Bitti se referiram a isso como um caso de “dedos covidais” e uma “manifestação vascular severa”. Outros estudos sobre o novo coronavírus também apontam que a covid-19 não é somente uma doença respiratória, mas se trata também de uma doença vascular.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem