Adamantina Notícias

Professora da UFRJ é acusada de escravizar idosa - Adamantina Notìcias

 Vítima trabalhava no local desde 1983

Atualizado 15/02/2021 às 09:50

Professora da UFRJ é acusada de escravizar idosa - Adamantina Notìcias
Local em que a idosa vivia Foto: Divulgação/MPT-RJ

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) moveu uma ação contra uma professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que mantinha uma empregada doméstica idosa em condições de trabalho análogas à escravidão. Segundo informações do portal UOL, a docente se apropriou do auxílio emergencial da idosa, que tem 63 anos de idade.

Por meio de uma força-tarefa de órgãos federais contra o trabalho escravo, a vítima foi resgatada. A casa da professora fica na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A idosa trabalhava no local desde 1983 e não era remunerada.

O MPT-RJ pediu à Justiça que a professora pague R$ 1,3 milhão em indenização por danos morais e coletivos, além de uma pensão e pagamento retroativo de salários.Quando foi encontrada, a idosa estava dormindo em um quarto sem energia elétrica. O MPT-RJ informou que ela aparentava ter desnutrição.

Segundo relatos de vizinhos, vítima vivia sob constantes maus tratos, violência física, e realização de trabalhos exaustivos, além de atividades incompatíveis com sua idade e porte físico.Não há prazo para que a Justiça analise o caso. A idosa foi levada para um Centro de Acolhimento da Prefeitura do Rio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem