Adamantina Notícias

POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO REALIZA OPERAÇÃO INTERESTADUAL EM SETE ESTADOS

220 policiais civis desencadeiam operação para desarticular ORCRIM que atua em São Paulo; Minas Gerais; Pernambuco; Goiás; Rio de Janeiro; Pará e Bahia voltada ao desvio de cargas. Mais de 200 registros de roubo em São Paulo foram registrados falsamente. 

Atualizado

Da redação 23/06/2021 às 12:30

POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO REALIZA OPERAÇÃO INTERESTADUAL EM SETE ESTADOS
FOTO:REPRODUÇÃO POLICIA CIVIL

A Polícia Civil de São Paulo desarticulou grupo criminoso de desvio de cargas em todo o Brasil. Motoristas eram cooptados e, após carregaram legitimamente cargas de natureza variada, em específico de soja e ferragens em geral, desviavam essas cargas, entregando-as aos receptadores. Em seguida, compareciam em Distritos Policiais e Delegacias de Polícia, principalmente em São Paulo, onde noticiavam, falsamente, ocorrência de roubo, a maioria das vezes retratando “cárcere” por horas ou dia.

Durante as investigações, analisando os relatos dos noticiantes - na verdade furtadores da carga -, a Polícia Civil conseguiu desconstruir seus relatos empregando meios de investigação tecnológica.



A organização criminosa, composta por indivíduos em sua maioria provenientes dos estados de Minas Gerais e Goiás, atuava com mais predominância no estado de São Paulo, onde através de seus integrantes procediam aos falsos registros.

As investigações perduraram por quase um ano, onde se demonstrou que a organização criminosa foi responsável pelo desvio de cerca de duzentas cargas, avaliadas em torno de R$ 100.000,00 (cem milhões de reais). 

Comprovou-se, desta forma, que mais de duzentos registros de roubo de carga encetados no Estado de São Paulo, de fato, não ocorreram.

Durante a investigação foram identificados trinta e seis integrantes dessa organização criminosa, os quais foram hoje (22/06) indiciados pela prática dos crimes de organização criminosa, furtos qualificados e falsa comunicação de crime. Sete deles tiveram suas prisões preventivas decretadas. Foram indicados por falsa comunicação de crime, pois após o desvio de cargas ingressavam em unidades policiais informando fato não ocorrido e gerando o emprego imediato de recursos policiais na elucidação de crime inexistente. 

Durante a deflagração da fase ostensiva da investigação policial ainda se cumpriram cinquenta e sete buscas domiciliares.

Visando ainda o sufocamento financeiro da organização criminosa, a Polícia Civil representou ao Poder Judiciário pela decretação de sequestro de mais de cem veículos, totalizando um valor de sete milhões de reais, o que foi determinado pelo Juízo da Comarca de Rosana/SP.

A ação policial ocorre simultaneamente em sete estados da federação (SP; MG; GO; PE; PA; RJ; e BA) e contou com o apoio das Polícias Civis desses estados, totalizando 220 (de duzentos e vinte) policiais civis dos Estados mencionados.

Também em apoio ao 01º Distrito Policial de Rosana/SP, atuaram a DIG-DEIC-8 e as Delegacias Seccionais de Polícia de Presidente Prudente/SP e Presidente Venceslau/SP.

A Polícia Civil explica que o desmantelamento dessa organização criminosa se traduz no alcance de equilíbrio ainda maior nas estatísticas criminais – que já são positivas -, possibilitando um melhor gerenciamento dos recursos e da atuação policial, à medida que se mostra que parte dos roubos de carga registrados eram, na verdade, falsas comunicações de crime.

A operação recebeu o nome de Nemesis, em menção à deusa da mitologia grega que representa o destino, o equilíbrio e a justiça Divina.

Maiores informações:

Deinter 8 Pres. Prudente

Fone 18-3901-3450

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem