Adamantina Notícias

Polícia Civil investiga suposto golpe eletrônico que causou 'desfalque considerável' à Prefeitura de Pirapozinho

Prejuízo aos cofres do Município supera a casa dos milhões, segundo informaram o delegado Rafael Galvão e o prefeito Lucas Pavani (PROS) em uma transmissão ao vivo nas redes sociais..


ATUALIZADO

POR:G1 22/07/2021 ÀS 08:32

Polícia Civil investiga suposto golpe eletrônico que causou 'desfalque considerável' à Prefeitura de Pirapozinho
Foto: Reprodução/Facebook

A Polícia Civil investiga um suposto golpe eletrônico que vitimou financeiramente a Prefeitura de Pirapozinho (SP). O prejuízo aos cofres do Município supera a casa dos milhões, segundo informaram nesta quarta-feira (21) o delegado Rafael Galvão e o prefeito Lucas Padovan Santos Pavani (PROS) em uma transmissão ao vivo nas redes sociais.


Na chamada “live”, que começou por volta das 21h15 no perfil pessoal do prefeito, o delegado relatou que no período da tarde a polícia foi acionada pela Prefeitura, pois os setores Administrativo e Financeiro constataram “um suposto golpe eletrônico efetuado por hackers, que vitimou a Prefeitura”.


“Graças a grande diligência dos servidores, foi constatado rápido o desfalque financeiro”, que foi “considerável”. “Ainda está sendo analisado, auditado, mas supera a casa dos milhões”, declarou o delegado.


Ao ser constatado o desfalque, representantes da Prefeitura foram até a Delegacia da Polícia Civil para que fossem tomadas as medidas de Polícia Judiciária.


Agentes de segurança fizeram contato com instituições bancárias e uma parte do dinheiro já foi recuperada, “mas ainda falta certamente uma considerável quantia”.


Por meio dos setores de inteligência e pericial, foram apreendidas as máquinas que operam valores financeiros. O objetivo, conforme o delegado, é analisar como os supostos hackers operaram dentro do sistema da Prefeitura de Pirapozinho, seja através de vírus ou acesso remoto.


“Então, para preservar a integridade da investigação, estamos junto ao prefeito com toda sua equipe na Prefeitura para estancar esse mal que sofremos e recuperar o quanto antes esse dinheiro, que certamente fará falta ao nosso Município”, acrescentou o delegado.


Inicialmente não há servidores suspeitos; há indícios de que foi um golpe externo praticado por pessoas que não são da região.


O prefeito Lucas Padovan Santos Pavani afirmou na transmissão que “é o momento mais crítico que Pirapozinho vai passar, que está passando nesse momento”.


Segundo ele, a notícia do golpe o deixou “triste e preocupado”, já que soube da situação após chegar de uma viagem de São Paulo. O chefe do Poder Executivo ainda se dispôs a contribuir com qualquer necessidade no decorrer das investigações.


O prédio da Prefeitura foi interditado para resguardo das investigações policiais e administrativas. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem