Adamantina Notícias

Taxa de homicídios contra mulheres cai em São Paulo

A taxa de homicídio contra mulheres caiu em São Paulo, segundo o Atlas da Violência 2020, divulgado na quinta-feira (27). Agora o estado é o lugar com menor índice de ocorrências em todo país.

Atualizado 01/08/2020 às 10:23

Taxa de homicídios contra mulheres cai em São Paulo
São Paulo é o estado com menor índice de ocorrências em todo país Freepik
O estudo - que é elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em parceria com o FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) - analisou indicadores criminais durante uma década - no intervalo entre os anos de 2008 e 2018 - e apresentou os números paulistas com os melhores resultados.

Na avaliação feita sobre os dados de violência cometida contra as mulheres, o índice nacional subiu e alcançou a marca de 4,3 mortes, contra 2 a cada grupo de 100 mil habitantes registrado no estado de São Paulo.

Em 2008, a taxa do Brasil era de 4,1 enquanto a de SP 3,1. O dado apresentou queda de 36,3%, isso porque o estado de SP é pioneiro no aprimoramento de políticas de combate à violência de gênero, de acordo com informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Defesa da mulher 

Desde o início da atual gestão, a violência doméstica e contra a mulher é enfrentada em todas as suas vertentes, de acordo com a SSP.

Desde o início da quarentena decretada pelo Governo de SP, a Delegacia Eletrônica começou a registrar casos de violência doméstica em São Paulo. De acordo com a Delegada Jamila Ferrari, o projeto de atendimento eletrônico já estava sendo planejado pela Polícia Civil e teve o lançamento antecipado por conta da crise da covid-19.

O serviço é mais uma ferramenta para proteger as mulheres dentro das suas casas. Somente na quarentena, mais de 9 mil registros eletrônicos foram contabilizados. Mesmo com a opção eletrônica, o atendimento presencial segue normalmente nas 135 DDMs do Estado.

Durante este período, foi ampliada a estrutura de acolhimento das vítimas no estado, além do aumento na quantidade de delegacias especializadas e a expansão de uma para 10 as unidades preparadas para receber a população a qualquer hora do dia ou da noite.

O governo de São Paulo também lançou o aplicativo SOS Mulher, que prioriza o atendimento policial às pessoas com medidas protetivas concedidas pela Justiça. Desde o lançamento, em março de 2019, a plataforma atingiu 15.765 downloads ativos, com 14.293 cadastros.

Ainda há o Programa Bem Me Quer, desenvolvido pela SSP em parceria com outras secretarias, para atendimento de vítimas de abusos sexuais - mulheres e crianças e adolescentes do sexo masculino de até 14 anos. De janeiro a julho de 2020 foram realizados 672 atendimentos.

Fonte:R7
Veja mais em Adamantina Notìcias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem